GOODWILL na Apuração de Haveres


Em decorrência de ser de difícil mensuração, é um tema de discussão recorrente em processos de apurações de haveres via balanço patrimonial especial, pois, a apuração incorreta do Goodwill pode gerar prejuízos ao sócio retirante da sociedade.

Também chamado de “Fundo de Comércio”, contabilmente o Goodwill é um ativo intangível que representa a capacidade futura de uma sociedade empresária gerar um excesso de lucro em relação à remuneração do ativo operacional, cuja apuração é possível mediante a aplicação de critérios científicos da teoria contabilidade.

Ele não é um produto ou bem físico (corpóreo) que está registrado na contabilidade, mas está atrelado a um ou mais bens incorpóreos da empresa que são capazes de produzirem benefícios econômicos exponenciais.

O contador é um profissional capacitado para apuração do Goodwill (Fundo de Comércio), pois que conhece as metodologias de cálculo e os modelos de Avaliação Patrimonial.

Para mais informações, consulte o artigo Goodwill (accouting) do Prof. Msc. Wilson Alberto Zappa Hoog. #zemuner #contabilidade #períciacontábil